sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resultado de pesquisa - Isabelle

      Foi muito gratificante realizar este trabalho e relembrar momentos importantes da minha vida e de meu entrevistado. Segue o resultado da entrevista realizada com um professor formado em Administração pela UFRRJ, onde estão revelados momentos importantes de sua trajetória escolar.
      Davidson Araújo de Oliveira iniciou sua trajetória escolar no ano de 1991, aos 4 anos de idade, em uma pequena escola perto de sua casa. Segundo sua mãe, começou a ler e escrever aos 6 anos de idade e nessa época estudava no Colégio C.A.C, uma instituição mantida por holandeses na cidade de São João de Meriti, onde também estudei entre os anos de 1999 e 2001 e aprendi a ler e escrever entre 5 e 6 anos de idade.
Eu no pátio do Colégio CAC - Jardim II - 2000

      Em 1995, iniciou o primário, cursou o 2° ano no Colégio C.A.C e logo depois foi transferido para um colégio particular chamado Euclides da Cunha, visto que tinha cursado a primeira série após dois anos no C.A, diferente de mim que no ano de 2002, iniciei o primário na instituição de ensino Centro Educacional Vitória, onde permaneci até o fim do 2° ano e logo após, mudei para um colégio público, CIEP 029 - Josué de Castro, onde fui transferida diretamente para o 4° ano, após ter feito algumas provas e ter sido apta. Cursei até o 5° ano neste mesmo colégio. Quanto ao ambiente do colégio Euclides da Cunha, onde permaneceu durante todo o período primário, o entrevistado considera bom.
      Iniciou o ginásio aos 11 anos, no Colégio Guararapes, onde permaneceu até o fim dessa fase escolar, o que torna sua trajetória ginasial diferente da minha, pois iniciei aos 10 anos em um colégio público chamado Casimiro Meireles onde permaneci até o 6° ano, sendo transferida logo em seguida para um particular chamado CEVIT, onde cursei o 8° e 9° anos e de onde guardo ótimas lembranças, principalmente da época de realização de um período de jogos entre grupos, incluindo todos as turmas, conhecido como CEVIT Games.
      Segundo o entrevistado, a escola na qual cursou o período ginasial, tinha um clima diferente das demais e os alunos tinham um nível maior de interação devido aos projetos de handebol, futsal, etc. Seus professores reclamavam por conversar demais com os colegas, mas sempre procurou ter um bom relacionamento com eles. Terminou essa fase aos 14 anos.
      No início do Ensino Médio (antes conhecido como 2° grau), mudou do Colégio Guararapes para o CEVIT, onde cursei o 8° e 9° anos, como já relatei anteriormente. Na época o diferencial desta instituição era o laboratório de informática e as salas climatizadas, segundo o comercial que era feito. Ainda no CEVIT, iniciou o curso de publicidade, e a turma a qual pertencia foi ganhadora de um evento que era realizado anualmente, a feira de ciências, mais conhecida como Expo CEVIT. Seu terceiro ano foi cursado no Colégio Fluminense, um colégio particular que possuía uma estrutura um pouco melhor do que a do anterior, se não igual. Hoje em dia, Davidson ainda tem contato com alguns amigos da época e considera dois professores, Virna (Educação Física) e Edilvo (Biologia), como exemplos de bom humor e empenho no trabalho, além de um relacionamento ético com os alunos.

   Foto de Davidson com amigos no Colégio CEVIT - Ensino Médio
                                       


      Nesta fase, é possível perceber algumas semelhanças com a minha trajetória, pois cursei todo o meu Ensino Médio no Colégio Fluminense, entre os anos de 2010 e 2012, onde me preparei para o vestibular e fiz muitas amizades. Cito como exemplos de amor e empenho total a profissão, as professoras Amanda (Biologia) e Sheyla (Inglês).

Eu na formatura do Ensino Médio - 2012

Meu documento de comprovação de término do Ensino Médio


      Em 2005, Davidson ingressou na faculdade. Primeiro, cursou um semestre de Engenharia Elétrica, pois tinha ganhado bolsa através do vestibular. Não tinha uma carreira em mente e os testes de aptidão emitiam resultados difusos. Seus pais não o incentivaram a tentativa de um vestibular para uma universidade pública, pois naquela época era bem difícil pleitear uma vaga. Já eu, tive total apoio e ajuda de meus pais para tentar e no ano de término do Ensino Médio, 2012,  prestei o vestibular para UERJ/FEBF e consegui uma vaga para o curso de  Pedagogia, onde atualmente estou cursando o 1° período.
      Cursando engenharia, viu que não se sentia confortável e decidiu sair do curso. Ao mesmo tempo, prestou vestibular para a UFRRJ. Foi aprovado para o curso de Administração e se formou no ano de 2010.

Na turma da faculdade  - UFRRJ

      Iniciou seu primeiro estágio já no primeiro período da faculdade, aprendendo pouca coisa em um órgão do governo. No mês seguinte, entrou em um outro estágio e permaneceu nos dois (AGU e INSS). Um ano depois, iniciou um estágio na Fundação Getúlio Vargas, onde começou a gostar do ramo acadêmico. Ao mesmo tempo, foi aprovado em um concurso para ser monitor da disciplina Contabilidade Gerencial, e pode se dizer que a partir daí começou a dar seus primeiros passos para a docência. Um ano depois estagiou na empresa COCA-COLA durante um ano.
      Em 2009, começou a trabalhar no Banco Guanabara como auxiliar administrativo e em 2011 iniciou a carreira docente. Neste mesmo ano, foi aprovado em um concurso na UFRRJ, professor do curso de Administração.  

Foto apresentando pesquisa na PUC - SP

      Atualmente, muito feliz com sua profissão, trabalha em 5 lugares (UFRRJ, UEZO, UNIGRANRIO, CEDERJ, SENAC) e tenta separar pelo menos um dia semanalmente para dar atenção a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário