sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resultado de pesquisa - Clara

             Segue a entrevista realizada com uma professora do município de São João de Meriti sobre sua história escolar, formação e experiência profissional e o estabelecimento de parâmetros entre esta e minha própria formação.
            Sandra e Silva Campos foi semi alfabetizada por pessoas da própria família, ao ingressar na escola 1ª série (antigo ensino primário) já sabia ler e escrever, a mesma cursou o primário e o ginásio (atual ensino fundamental) em uma só escola (Organização Cultural Monteiro Lobato – ensino particular), que foi fechado por motivos os quais a entrevistada não soube informar, ela considera que o fato de ter estudado durante este período em uma mesma instituição foi benéfico para a própria educação/formação, pois pode conviver durante todo o período escolar com quase todos os mesmos colegas, estabelecendo uma relação duradoura de amizade. Uma das diferenças das quais posso citar é que entrei na escola (Jardim Sementinha do Saber/Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima) com 3 anos e assim como a entrevistada, sendo ela minha mãe, fui ensinada em casa durante um período, mesmo estando na escola, desenvolvi rápido, fiz uma prova e fui apta a ir para a turma de alfabetização com 5 anos e nesta mesma escola fiz até o 5º ano e digo que após mudar de escola não houve tanta mudança pois eu e mais 4 amigos bem próximos ao concluir-mos esta etapa, transferimo-nos para a mesma instituição de ensino (Escola Venâncio Pereira Velloso), escola na qual seguimos juntos até a formação no ensino médio.

Minha formatura - C.A./Turma de alfabetização


             Seguindo assim a entrevista, passo ao ensino médio (antigo 2º grau) onde afirmo que a entrevistada e eu passamos por processos diferentes.
            O ensino médio de Sandra foi feito em modalidade profissionalizante, curso de formação de professores (curso normal) no Colégio Duque de Caxias no ano de 1987 à 1989. O desejo de cursar tal curso surgiu segundo a própria entrevistada desde a infância e se prolongou até a adolescência quando ingressou no ensino médio, portanto ela afirma que o curso foi prazeroso para a mesma. Durante tal período ocupou-se em dar aulas particulares em casa, uma experiência que afirma contribuir muito para sua formação.

Formatura da entrevistada - Curso Normal
Diploma 


            Logo após a formatura, começou a trabalhar formalmente dando aula ao Jardim de Infância no colégio Coelhinho Sabido, porém este período só durou 4 anos, pois casou-se e engravidou, porém ainda assim continuou a dar aulas informalmente em casa. 7 anos depois voltou a dar aulas em uma escola particular, escola na qual eu, sua filha, estudava desde o jardim de infância. Trabalhou nessa escola durante 9 anos seguidos em séries variadas e a 2 anos fez um concurso público e atualmente é uma professora concursada do município de São João de Meriti e afirma depois que sua filha se tornou independente, correu atrás de seu sonho e hoje está no 3º período do curso de pedagogia na CEDERJ/UERJ.


Primeiro trabalho da entrevistada após a conclusão do ensino médio

Professora concursada do Município de São João de Meriti 


            Comparando meu ensino médio com o da entrevistada, afirmo não ter feito curso profissionalizante algum, conclui meu ensino médio na mesma instituição que o fundamental, sempre possui um enorme carinho com todos os funcionários, a escola sempre foi um ambiente o qual sempre gostei de frequentar.

Minha formatura - Conclusão do ensino médio 


            Após a conclusão desta etapa, no ano seguinte fiz um curso pré-vestibular (Colégio Curso Miguel Couto, atual Genius em Duque de Caxias) novamente, pois em 2011, junto com o 3º ano do ensino médio também fiz (Curso Progressão). Em 2012 conheci pessoas maravilhosas, uma delas estudando na UERJ/FEBF cursando matemática, digo e afirmo que foram muito bons todos esses anos.
            Hoje me encontro na UERJ/FEBF, cursando pedagogia e trabalhando na mesma escola onde a entrevistada trabalhou por 9 anos e afirmo que sinto me influenciada nessas escolhas por toda uma história que vivi esses anos observando minha mãe (a entrevistada), sempre estive nesse ambiente e encontro me aqui seguindo os passos da mesma. 

Alunos da escola a qual trabalho atualmente e qual a entrevistada trabalhou 
durante 9 anos




Nenhum comentário:

Postar um comentário